segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A FESTA DO TIO OSCAR


84 ACADEMY AWARDS

A entrega do Oscar é uma das festas mais esperadas pelos americanos, chego a arriscar que seja o evento do Ano, onde o mundo inteiro, se não pára para ver a sua transmissão, com certeza vai querer saber quem venceu.
Este é aquele momento onde o Ator se sente recompensado pelo seu trabalho e reconhecido mundialmente, pois queiram ou não, vai estar la no cartaz, fulano de tal, vencedor do Oscar de melhor.....
Mas em idos anos passados, o Oscar era uma premiação com mais glamour e digo isto porque hoje em dia nem todos os prêmios são merecidos,visto que as críticas estão ai por toda a parte e não é possível que críticos não saibam do que estão falando.
Bem, mas eu não sou crítica e nem tenho a pretensão de falar bem ou mau de algum filme, mesmo porque não vi nenhum dos concorrentes, a não ser os mais antigos como Harry Potter e Rio.
Os estrangeiros então, é algo bem inacessível aqui na minha cidade, mas vou fazer um esforço para conseguir ver.


Na festa como não poderia deixar de ter, novamente, a entrada deslumbrante dos atores Hollywoodianos mais conhecidos, sempre belos em ternos charmosos e vestidos de causar inveja na mais perfeita das mortais.
Arrisco aqui falar que as mais belas foram Cameron Diaz e Jannifer Lopez,seguidas de perto por Gwyneth Paltrow e Penelope Cruz LINDÍSSIMAS!!!
A premiação sempre começa pelos prêmios mais simples, mas não menos importantes para a cinematografia, e pelo que vi, HUGO ou A INVENÇÃO DE HUGO CABRET ,estava entre os mais cotados para levar muitas estatuetas. 
Ja nas primeiras estatuetas entregues de Melhor Fotografia e Melhor Arte ficaram com HUGO, Melhor Figurino  e o vencedor ficou com O ARTISTA.
Este filme, O Artista tinha uma crítica bem favorável,mas com uma curiosidade, desde 1928 que um filme mudo não era indicado ao oscar .
A Melhor Maquiagem ficou com THE IRON LADY, ao meu ver a maquiagem deste filme não tem nada de anormal nem de surpreendente, outros indicados deveríam ter ganho esta estatueta, ao meu ver um premio injusto.
O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante teve todas as idicadas pela primeira vez ao oscar, o que não deixou ter ser um marco surpreendente e com atrizes iniciantes de muito futuro.A favorita era OCTAVIA SPENCER que fez Vidas Cruzadas e levou a sua estatueta em meio a choro compulsivo e discurso sem nexo,mas muito merecida.

Melhor Montagem ficou com OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES.
Melhor Edição de Som ficou com HUGO , mais uma estatueta , ja sendo a 3ª da noite que arrecadou também a estatueta de Melhor Mixagem de Som, acumulando o 4º prêmio da noite.
Neste quesito de mixagem de som concorria também o filme Transformers O lado escuro da Lua, e ao meu ver, foi injusto o prêmio dado para o filme Hugo, se bem que eu ainda não vi o filme, mas a sonoridade de Transformers é incrível.

Como não poderia deixar de ser, um grande espetáculo foi apresentado pelo CIRQUE DU SOLEI com o tema Salas de Cinema, pessoas sentadas e comendo pipoca, muito linda a performance.

Este ano a festa foi apresentada pelo comediante Billy Crystal que faz graça, cantou, arriscou passos de dança e numa abertura meio chocha onde apareceu até o cantor Justin Bieber conseguiu arrancar algumas gargalhadas.Confesso que não vi o motivo do referido cantor na abertura do oscar, mas vá lá, os americanos gostam de coisas meio sem nexo e sem graça.
Na categoria de Melhor Documentário o prêmio foi para UNDEFEATED, um documentário sobre jogo de futebol americano que não passa em muitos cinemas.
Melhor Longa metragem de Animação ficou com RANGO dublado por Johnny Deep.
Melhor Efeito Visual ficou com HUGO novamente, somando 5 prêmios na noite e, pelo que vi em algumas cenas, a plastia do filme é linda, MERECEU!
O Melhor Ator Coadjuvante ficou com o talentosíssimo CHRISTOPHER PLUMMER que interpreta um homem que ao ficar viuvo se assume Homossexual em Toda a forma de Amor.
Christopher fez graça com a idade, que a estatueta só tinha 2 anos a mais que ele, riu, disse que tinha treinado o seu discurso desde que nasceu e foi aplaudido de pé.


A Melhor Trilha Original ficou com O ARTISTA a grande aposta da noite.
Na Melhor Canção Original o Brasil concorria com uma canção do filme dos Mappets, e como não poderia deixar de ser, perdemos novamente a estatueta do oscar, uma lástima.
O Melhor Roteiro Adaptado ficou com DESCENDENTES estrelado por George Clooney.
O Melhor Roteiro Original foi para Meia Noite em Paris.
A academia concedeu 29 prêmios para efeitos técnicos em diversos filmes.
O Melhor Curta ficou com THE SHORE, que infelizmente não é apresentado nos cinemas comerciais do mundo inteiro.O filme conta a volta ao lar do povo Irlandês após 30 anos de guerra.
O Melhor Curta Documental ficou com SAVING FACE um documentário sobre o sofrimento de mulheres orientais que são atingidas no rosto por ácidos e são submetidas a plástica facial.Um documentário comovente e um prêmio merecido.
Melhor Animação foi para OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MORRIS LESSMORE .

Machiel Douglas entregou o prêmio de Melhor Direção para MICHAEL HAZANAVICIUS de O ARTISTA o primeiro prêmio dado a um cidadão francês.



Mariel Streep que foi indicada 17 vezes ao oscar apresentou os prêmios especiais da Academia por serviços voluntários prestados ao longo do ano , entre eles estavam a apresentadora Oprah Winfrey.

No final, antes da entrega dos principais prêmios teve a famosa homenagem aos artistas mortos em 2011.

A Melhor Atriz ficou nada mais nada menos do que MARIEL STREEP , talentosíssima, pelo filme A DAMA DE FERRO.


O Melhor Ator com JEAN DUJARDIM na sua atuação fantástica em O ARTISTA, outro prêmio dado a um cidadão francês, inédito na história do oscar.

A categoria de Melhor Filme foi apresentada por Tom Crusie e ficou com o já esperado, O ARTISTA , filme mudo considerado pela crítica uma inovação em termos de cinema.
Subiu ao palco todos os envolvidos na produção e atores do filme bem como o cãozinho que ficou famoso pela sua linda atuação.




Então tá gente, os grandes vencedores da noite foram HUGO e O ARTISTA, vamos ver os filmes e dar nossa opinião, porque o cinema vive disto, de nossa paixão e nossa visão.

Nenhum comentário: