segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

LE BAL

Já disse em um outro post que não posso entrar nas lojas americanas sem comprar um DVD né? 
As ofertas são tentadoras e sempre encontro um filme que procuro a anos, neste final de semana estive lá novamente e jurei que não ia nem chegar perto dos DVDs , mas não consegui e lá fui eu ver a prateleira mais cobiçada da loja (pelo menos pra mim) Imagina se eu não ia achar um filme?
Lógico que simmmm!!!
Achei um verdadeiro "achado"

O BAILE - LE BAL(título original)
Pra quem não conhece, é um filme magnífica, frances e mágico, no sentido de que é completamente sem diálogos,mudinho mesmo, mas se você for um entendedor da história geral e francesa, vai se deliciar com as cenas do filme e a troca de tempo que é o marco do filme.



SINOPSE:
Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll.


Le bal (no Brasil e em Portugal, O Baile) é um filme de 1983 produzido pela França, Argélia e Itália, uma comédia musical dirigida por Ettore Scola. O filme é uma adaptação do espetáculo que o Théatre du Campagnol tinha montado em Paris, com encenação de Jean-Claude .


O filme permite ainda ao espectador identificar as sucessivas caricaturas que lhe vão sendo apresentadas: as personagens do tímido, do abusador, do auto-convencido, do intriguista, do bajulador, dos marginais, do símbolo de autoridade, do poder assumido e da repressão. O mesmo se dá com as diferentes personagens femininas. Todas elas se vão identificando com os factos e os contextos de cada uma das épocas retratadas.
Para além de toda a emoção que o filme transmite, realce-se o toque de humor através de uma sequência de gags inesperados. Contudo, são também marcantes as alusões políticas, como acontece com a ocupação nazista e com o Maio de 1968.
Começado a ser realizado em agosto de 1982, a rodagem teve de ser interrompida por Scola ter sofrido um ataque cardíaco e só foi retomada uns meses depois.


Fiquem com uma pequena palhinha deste que é pra mim, um dos filmes mais inteligentes que se faz até hoje!






Nenhum comentário: