quinta-feira, 22 de abril de 2010

Get Smart


AGENTE 86


Get Smart é o nome de um conhecido seriado de televisão dos Estados Unidos da América. Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1960, gerando continuações e vencendo muitos prêmios.





O herói se chamava Maxwell "Max" Smart e, interpretado por Don Adams, atuava para uma organização secreta chamada C.O.N.T.R.O.L.E. Esta possuía como missão combater a organização criminosa K.A.O.S., que durante um período foi comandada por um agente nazista de sotaque alemão – era o vilão Siegfried, interpretado por Bernie Kopell.
Smart possuía como código o número 86 e era auxiliado por uma bela agente cujo número era 99. Costuma-se dizer que era a agente 99 quem resolvia tudo e Smart ficava com os créditos (embora essa versão seja um pouco exagerada, na realidade o agente 86 resolvia tudo, mas do seu jeito atrapalhado).
Assim como James Bond, Smart tinha uma série de equipamentos especiais como o sapato-fone e o escudo invisível de sua casa. Além disso, havia o impagável cone do silêncio, que ele usava para conversar com o chefe sobre assuntos sigilosos, mas era tão ruidoso que um não podia ouvir o outro. Muita gente pode até não acreditar que Smart é competente, devido a sua grande ingeuidade, natureza desastrada e ocasional falta de atenção. Mas, apesar desses defeitos, Smart provou mas de uma vez ser engenhoso, habil no combate de corpo-a-corpo, proficiente atirador e incrivelmente sortudo.
A agente 99 era interpretada por Barbara Feldon, uma modelo que ficou famosa com um comercial da Revlon e por vencer um show de TV no qual respondia a perguntas sobre a vida e a obra de William Shakespeare. Comenta-se que o nome da agente era Susan Hilton (O nome dela nunca foi revelado. Susan Hilton é um nome falso que ela usou quando decidiu se casar com o dono de um cassino. Nem no casamento dela com o agente 86 foi revelado seu nome verdadeiro. Portanto, a informação de que o nome dela é Susan Hilton é inteiramente falsa.).
Para o papel do chefe do C.O.N.T.R.O.L.E, foi escolhido o ator Edward Platt, outrora um cantor de ópera. Nascido em 4 de fevereiro de 1916, encarnava um homem sério e ponderado, que vivia tendo dores de cabeça com as trapalhadas de Smart. Seu nome, revelado mais tarde, era Thadeus. Platt faleceu em 1974, aparentemente vítima de um infarto (Na verdade foi divulgado inicialmente que ele morreu de infarto, mas depois foi descoberto que a causa mortis foi suicídio. Ele passava por muitos problemas pessoais e financeiros na época).





Nenhum comentário: