sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO


O 40º Festival de Cinema de Gramado acontece de 10 a 18 de agosto de 2012.
Este ano a homenageada com o troféu cidade de Gramado é Eva Wilma, que em 2013 completará 60 anos de carreira e desde 1950 participa da mostra de cinema da cidade, pois o evento como festival ainda não existia.


Eva Wilma

Na década de 60 Eva continuou a participar dos eventos da cidade ligados ao cinema e ajudou nas articulações da criação do festival nos moldes que é hoje em dia.


Palácio dos Festivais

Os curtas gaúchos terão seu espaço nos dias 11e 12 de agosto com 21 filmes selecionados para o prêmio Assempbléia legislativa do Rio Grande do sul, estes escolhidos dentre 43 inscritos.
Sendo esta uma iniciativa que vai valorizar a produção local, com debates e discussões sobre a produção gaúcha.
A cerimônia de premiação acontece dia 12 domingo as 21:30 na Câmara de vereadores de gramado.

Outras discussões também estão programadas no que se refere a produção cinematográfica, a ABRACCINE Associação Brasileira de Críticos de Cinema nos dias 14 e 17 de agosto estarão debatendo questões referentes a entidade.


Troféu Oscarito

Outra homenageadacom o troféu Oscarito é Betty Faria , ela que já ganhou o Kikito em 1987 pelo filme Anjos do Arrabalde, recebe agora uma homenagem mais do que merecida.


Betty Faria

Segundo Betty, além da importância para o cinema brasileiro e latino-americano, o Festival proporcionou momentos inesquecíveis para a sua carreira. “As lembranças são muitas! Vivi momentos de rara felicidade em Gramado – inclusive com For All, que ganhou o título de melhor filme pelo júri popular”, recorda.
O prêmio será entregue dia 16 de agosto no Palácio do Festival.

Os indicados a concorrerem ao Kikito de Ouro estão no site oficial do Festival.


estátua do Kikito na entrada da cidade

O Festival de Cinema de Gramado é sem dúvida nenhuma uma forma de reconhecimento do trabalho dos profissionais de cinema do nosso país, da nossa região e de alguns países latinos que também participam da competição.Assim como também abrem espaço para mostras paralelas com historias curtas e novos projetos  na área.
Se você quer saber mais sobre a História do Festival clique no site oficial e leia tudo sobre sua criação e de como ele cresceu e se tornou o que é hoje em dia.


Nenhum comentário: